Chiclete do Dia ♪

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Erros bizarros (e frequentes!) de português

1. "Não dá pra mim fazer."
Dói o ouvido porque: MIM NÃO CONJUGA VERBO! Pense: eu, tu, ele, nós, vós, eles. Tem "mim" aí? Então "mim" não pode ser sujeito. :B
O certo é: "Não dá pra EU fazer."

2. "Cardaço"; "iorgute"; "largata"; "largatixa".
Dói o ouvido porque: a posição do R está completamente errada! Por mais que essas palavras sejam chatinhas de falar, é bom se policiar pra não pronunciar errado.
O certo é: "Cadarço"; "iogurte"; "lagarta"; "lagartixa".

3. "Fazem 15 dias que eu comprei esse livro."
Dói o ouvido porque: o verbo "fazer" é impessoal quando se fala de tempo!
O certo é: "Faz 15 dias que eu comprei esse livro."

4. "Aqui tem menas coisas."
Dói o ouvido porque: "menos" é sempre masculino!
O certo é: "Aqui tem menos coisas."

5. "Me deu uma dó!"
Dói o ouvido porque: "dó" no feminino é uma nota musical!
O certo é: "Me deu um dó!"

6. "Eu quero duzentas gramas de presunto."
Dói o ouvido porque: "grama", no sentido de peso, é um substantivo do gênero masculino!
O certo é: "Eu quero duzentos gramas de presunto."

7. "Isso não tem nada haver com ele."
Dói porque: não se usa o verbo "haver" neste caso.
O certo é: "Isso não tem nada a ver com ele."

8. "Está assim des daquele dia."
Dói porque: a palavra "desde" não pode ser desmembrada desse jeito!
O certo é: "Está assim desde aquele dia."

9. " cinco anos atrás..."
Dói o ouvido porque: tanto "há" como "atrás" indicam passado. Não precisa usar os dois.
O certo é: "Há cinco anos..." ou "Cinco anos atrás..."

10. "Minha calça está meia velha."
Dói o ouvido porque: o advérbio "meio" não tem variação de gênero.
O certo é: "Minha calça está meio velha."


Sebola, Méu e... Melansia???! O.O' HAHA

É isso aí, esses são alguns dos erros de português que eu mais escuto/leio. Agora é só tomar cuidado e prestar atenção na hora de falar ou escrever, pra não cometer esses deslizes. ;D

beijochiclete de melansia. Digo, melancia. xB 

Lê.

Crédito da imagem: http://portugueshoje.blog.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário