Chiclete do Dia ♪

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ilusões de ótica

Estava eu, pesquisando sobre imagens ambíguas para Física, e encontrei figuras muitos improváveis. Então decidi compartilhar a informação com vocês. É engraçado como o nosso cérebro se atrapalha com essas imagens. Às vezes parece que se mexem sem mesmo terem animação, podem parecer uma coisa e na verdade ser outra, ou se a gente olha de um jeito é uma coisa, se olha de outro, é outra.[Que confusão %)]

Como eu já disse, ilusão de ótica é tudo aquilo que engana o nosso cérebro deixando nosso inconsciente confuso por alguns instantes, fazendo com que este capte idéias falsas e preencha espaços vazios. Podem ser fisiológicas quando surgem naturalmente ou cognitivas quando se cria com artifícios visuais.

A ilusão de ótica mais famosa foi criada em 1915 pelo cartunista W. E. Hill.

Podemos enxergar uma jovem olhando o horizonte ou uma senhora olhando pra baixo.

Olhem essas imagens e vejam se isso não é incrível:

Vaso de Rubim: Se repararmos no preto, enxergamos taças, porém se fixarmos o olhar no branco, veremos rostos de pessoas.      
           
Pra onde os pássaros estão indo?

Percebeu o bebê?
Essas do Salvador Dali são geniais:

Olhe abaixo e diga as CORES, não as palavras...
Conflito no cérebro: o lado direito do seu cérebro tenta dizer a cor, enquanto o lado esquerdo insiste em ler a palavra. (Me enbananei tentando falar =B)
Olhe fixamente no ponto e a sombra desaparecerá (me impressionei com esse)

                                           Não parece que se mexe?


 
São inúmeras imagens, vale a pena procurar na internet quando estiver de bobeira porque dá pra relaxar e ao mesmo tempo desafiar nosso próprio cérebro. :D

beijoschiclete :*
Rô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário