Chiclete do Dia ♪

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Culinária GELAAAAAAADA - Surtando nos sabores III

Hey People! Depois de surtar com sushi e pizza, que tal surtarmos um pouquinho com... SORVETE!
Diga-se de passagem, o sorvete é uma invenção muuuuuuuito antiga, mas a casquinha já é mais recente (no Brasil ;D)
Antes de qualquer coisa, devo lhes contar que essa é uma história real. 
Era um belo dia de verão de 1974, em São Paulo. Uma garota extremamente curiosa e que A-D-O-R-A-V-A (e ainda adora) uma novidade, queria comemorar seu aniversário de 15 anos comendo sorvete na casquinha.
E foi um alvoroço total. Porque a casquinha ainda não era tão popular quanto hoje, e os pais da garota (que hoje eu costumo chamar de "mãe") bateram em tudo quanto era fábrica de sorvete. Quando finalmente acharam, saborearam aquela coisa gelada & divina! *o*
Procurando detalhes sobre a origem do sorvete, descobri que é uma verdadeira confusão. Dizem que foram os chineses há aproximadamente 3 mil anos, que inicialmente faziam com neve, suco de fruta e mel.
Mas também dizem que foi o líder Alexandre, o Grande que introduziu na Europa sua receita um pouco diferente dos chineses, misturando salada de frutas com mel e depois resfriando em potes de barro guardados na neve.
Assim como dizem que foi o imperador romano Nero que mandou trazer neve e gelo das montanhas e misturá-las com frutas.
E alguns outros que apontam o imperador chinês King Tang que teria um método de combinar leite com água do rio (gelado).
Mas concordam comigo que de um jeito ou de outro, o sorvete viajou pelo mundo todo se transformou bastante até chegar ao que é hoje? Pois é, por ser uma delícia suprema, faz bem quando se está triste e até quando a felicidade existe! :DD
Sabemos que nos dias atuais, podemos achar sorvete em tudo quanto é lugar e de diferentes formas. Mas se você quiser inovar um pouco, faça essa receitinha deliciosa:


SORVETE CARIOCA AO CREME ANDALUZ

Sorvete Carioca ao Creme Andaluz

# Em uma panela, junte 1 e meia xícara (chá) de leite, 4 cravos da Índia e 1 pau de canela. Cozinhe até ferver.
# Retire do fogo, acrescente 1 colher (café) de essência de baunilha, coe e deixe esfriar.
# Bata na batedeira 4 gemas e meia xícara (chá) de açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte o leite frio e 1 embalagem de creme de leite (375g).
# Distribua o creme em tigelas refratárias, rasas, redondas com cerca de 10 cm de diâmetro.
# Coloque as tigelinhas numa assadeira em banho-maria e leve para assar em forno médio (180°C) por cerca de 1 hora ou até a superfície do creme ficar firme.
# Sirva 1 bola de sorvete sobre cada tigelinha de creme morno ou frio.
Rende: 6 a 8 unidades
beijosgelados :)
Ritz.

Fontes: aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário