Chiclete do Dia ♪

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Culinária Italiana - Surtando nos Sabores II

Oi, gente! Olha eu aqui de novo falando sobre comida, nham nham. :P Se no Surtando anterior nós cuidamos da dieta com a culinária japonesa, está na hora de comer uma bela pizza, rs.
Bem, como sou descendente de italianos, não podia faltar um post sobre comida italiana. :D Acho que todo mundo gosta de macarrão e pizza, né? Já é um bom começo. A culinária italiana hoje em dia é mundial, acho que as tradicionais massas italianas estão presentes nas refeições de famílias de todo o mundo.

Fettucine à bolognesa
A comida italiana é muito baseada em carboidratos. Massas, pães e batatas são fundamentais. Encontra-se bastante salame, azeite, vinho, carnes e peixes diversos, queijos e verduras. Porém, não podemos generalizar: na Itália há a culinária não é única, ela tem variações regionais e, portanto, é mais correto falar das culinárias típicas das regiões da Itália.
x No norte da Itália há produtos de influência francesa, austríaca e húngara, e muitos derivados do leite.
x No sul predominam os produtos de influência árabe, como o uso de muito molho de tomate, pouca carne bovina e muita carne de coelho, caprina, suína e frango.
x Nos bosques e montanhas, os “funghi” são artigos de primeira necessidade na cozinha de qualquer família. 
x Adivinha o que predomina no litoral? PEIXE. De diversos tipos. Destaque para o atum e o peixe “spada”, além de muitos frutos do mar e baccalá (bacalhau).
x As ilhas da Sicilia e Sardegna (veja no mapa abaixo) são as maiores representantes italianas da Cozinha Mediterrânea, que é chamada pelos italianos de “cozinha sadia”. Ela é rica em carboidratos, frutas, verduras, peixes, com pouca carne e muito óleo de oliva.
x Salames, queijos e vinhos, apreciados mundialmente, completam a incrível cozinha regional italiana! :D

Você sabia que a pizza margherita foi criada por um pizzaiolo de Nápoles que queria bajular o rei Umberto I e a rainha Margherita? Ele preparou a pizza com muzzarela, tomate e manjericão, ingredientes das cores da bandeira da Itália e, para completar, chamou a pizza de margherita. Aposto que os reis adoraram! :D

Pizza Margherita
Bom, aqui vai uma lista da restaurantes e cantinas italianas em São Paulo que eu recomendo:

x Don Pepe Di Napoli - é uma cantina muito boa, super conhecida. Tem cada prato que meeeldeeels, eu me esbaldo. Recomendo o Taglierini à Don Pepe, hm, é de primeira!
x Cantina Nipolitana - olha que legal: o dono dessa cantina é japonês (o que explica o nome!). 
x Cantina Roperto - Essa é uma cantina móóóinto boa do bairro do Bixiga. 
x Vico d'O Scugnizzo - Esse é muito bom, fica em Pinheiros.
x Cantina Lazzarella - Cantina maravilhosa! Adoro. :D
x Vecchia Cantina - Cantina divina, tem uma decoração super aconchegante.

Hm, que delícia! Deu uma vontade de comer gnocchi (nhoque), um macarrão da nonna (vovó), tomar suco de uva, ouvir tarantela... haha'

É isso aí, gente. Espero que vocês tenham saboreado mais esse post!

beijomacarrão :*

Lê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário